sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Curar a depressão

Curar a depressão é possível, desde que efectuado o tratamento certo e atempadamente.
Que tratamento? O adequado: conforme a pessoa a causa da depressão o seu grau evolutivo...
Poderá envolver medicação com antidepressivos, por período mais ou menos prolongado, psicoterapia ou mesmo outro género de terapias alternativas...
Mas os episódios depressivos podem repetir-se ou a situação não evoluir como desejado, vindo a ser considerada crónica ou suceder-lhe uma neurose ou outras consequências...
Depressão crónica, o que fazer?

3 comentários:

  1. Não sendo uma estudiosa da matéria, tenho no entanto a minha opinião, que sendo pouco, vale o que vale.. E naturalmente , como todas as pessoas já em mais do que uma altura da vida me cruzei com alguém que sofre de doença do foro psicosomático.. As razões que levaram essas pessoas a entrar num estado depressivo, pode a mim não me causar absolutamente qualquer perturbação, mas o contrário também pode acontecer.. Quero dizer, que posso eu cair em tristeza ou depressão por motivos diferentes, e que pareçam até pouco credíveis, mas são os meus motivos e!!!!!!!!!!!!Pessoas há a quem não ter mais um caco em casa, ou não poder comprar o último modelo de jóias de algum estilista de nome,ou não ter acesso a outras coisas materiais pode levar a que a pessoa se sinta na maior infelicidade.. Claro que preciso de me vestir, preciso de me alimentar, preciso de alguns bens materiais, embora não abuse.. Mas há de facto coisas que me levam abaixo e contra as quais não tenho força para lutar sozinha..A desumanização, o desamor entre as pessoas, um ar de superioridade que se reflecte ao mínimo gesto, este estado a que o mundo chegou, trás-me há muito numa preocupação que me leva a estados depressivos..Um dia digo que é por falta de sol, no outro invento outra coisa, tento rir do que me faz chorar por dentro, e tenho medo da fosso cada vez maior entre as pessoas.. Não raro se liga a TV e ouve-se: Pegou numa caçadeira e matou o vizinho , por causa do muro do quintal, outro foi á escola e deu um tiro ma ex mulher porque finalmente ganhou coragem para decidir sair do sofrimento.. E mata porque ela pediu o divórcio, Pasmai! Não haverá outra forma de resolver estas questões sem ser a tiro o de forma violenta.. Estou a andar á volta da questão, e acho que podia ficar aqui eternamente, que não faltariam argumentos que levam as pessoas á depressão.. A falta de amor , de atenção, de ternura, de respeito, é na minha opinião a causa que leva mais seres humanos ao desespero, e com uma hora de atenção dedicada ao próximo, reduzir-se-ia o consumo de antidepressivos e o mundo ficaria melhor..Infelizmente o mundo segue apressado, indiferente a quem á sua volta precisa de tão pouco para ser feliz..

    ResponderEliminar
  2. Olá, bicho de conta.
    Obrigada pela coragem em comentar neste meu blog!
    Mas vejo que, felizmente, nunca viveu na pele a depressão! Uma coisa que nós temos que distinguir, até para nossa própria defesa e dos doentes com depressão, é que infelicidade tristeza desgosto não são sinónimos de depressão.
    E não me parece que alguém que fique triste por não poder comprar mais um vestido tenha depressão por isso! Até pode entrar num estado depressivo, mas a causa é muito mais profunda do que o que aparenta.
    Hoje em dia já há muita informação sobre esta doença que corroi por dentro e advem já da Antiguidade, mas ao mesmo tempo continuamos a ter vergonha de a assumir e até muitos dos doentes não vão à procura de informação sobre a mesma.
    Não é fácil lidar com uma pessoa em depressão e ajudá-la. Por vezes as pessoas próximas, familiares e amigos, com boas intenções adoptam atitudes muito prejudiais para o doente.
    A depressão acaba por afectar todos os que estão em volta. Infelizmente em Portugal ainda não se atende a isto, de modo a que seja dada informação e acompanhamento psicológico ao círculo envolvente.

    ResponderEliminar
  3. Gostei do teu blog! Se puder me visitar, vou adorar!http://sindromemm.blogspot.com
    Valeu!

    ResponderEliminar

Deixe o seu conselho vivência exemplo lamento... Não está sózinho

Seguidores

Livros cuja leitura recomendo

  • Sexo e Amor, de Francesco Alberoni, Bertrand Editora
  • Recriar o Seu Ser, Neale Donald Walsch
  • O Profeta, Khalil Gibran
  • O Poder do Agora, Eckhart Tolle, Pergaminho
  • O Feminino Reencontrado, de Nathalie Durel, Ariana Editora
  • O Cavaleiro da Armadura Enferrujada, de Robert Fisher, Editorial Presença
  • O Caminho Menos Percorrido, de M. Scott PecK, colecção xix
  • As Vozes de Marraquexe, Elias Canetti

Depressão - quando como porquê...

A criação deste Blog advém de, ao longo de vários anos, ter percepcionado que em Portugal esta doença é quase tabu; envolvida pela vergonha de quem padece e pelo desconhecimento político da sua real dimensão e implicações, bem como das respostas existentes para o seu tratamento... Apenas pretendo abrir um espaço para a interrogação a denúncia a informação... Talvez dessa troca de ideias resulte benefício para alguém ( doente, familiar, amigo... ) como, por exemplo, a identificação do seu sofrimento, o início da compreensão e da aceitação da depressão como doença, um incentivo para a procura de mais conhecimentos, um incentivo para predir ajuda na sua cura ou na melhor qualidade de vida, ou o renovar da esperança perdida... Bem hajam! os que quiserem e não tiverem medo ou vergonhar de comentar: criticar, sugerir, informar, questionar, contar, interrogar-se, lamentar-se...